Busca no Escola de Bolsa (digite a palavra chave do que procura) :








Chaikin Money Flow (CMF) - Sinais de Acumulação

Sinais de acumulação no CMF-Chaikin Money Flow .De que forma são representados os sinais «bullish» gerados pelo CMF?
Através da indicação de que um activo financeiro se encontra sob acumulação. Para sabermos se tal é o caso, e para determinarmos qual a intensidade da acumulação, podemos proceder através de uma das seguintes maneiras:

1. Verificar se o CMF é maior do que zero. Se tal acontecer, o indicador assume valores positivos e por isso constitui uma indicação de pressão de compra e de acumulação;
2. Determinar há quanto tempo se encontra positivo o indicador. Quanto maior a duração desse período, mais evidente se torna o fato de o ativo estar sob pressão de compra/acumulação sustentada.

3. Conhecer o valor atual do indicador. Para além de ser superior a zero, o indicador deve incorporar uma consistente capacidade de alta que o permita atingir níveis mais elevados. Não devemos esquecer que a observação da tendência assumida pelo CMF é importante para podermos distinguir entre indicações de compra fortes e sinais de acumulação meramente incipientes.

clique na img para ampliargrafico-cmf
Vejamos atentamente a situação ilustrada no gráfico: enquanto as ações se continuam a desvalorizar, o CMF assume (progressivamente) valores mais elevados. Por exemplo, se olharmos para o que se passa no mês de Outubro, concluimos que, embora as ações tenham sido negociadas a um nível «flat», o indicador permaneceu positivo e continuou a reforçar-se. Por sua vez, os níveis de acumulação (representados pelo CMF) registraram valores muito elevados no referido mês.
Quando, no fim de Outubro, as ações sofreram uma desvalorização abrupta, o indicador co
meçou então a diminuir – tendência que se manifestou durante o mês de Novembro. Contudo, os níveis de distribuição nunca ultrapassaram os (-0.10), querendo isto dizer que a pressão de venda nunca foi muito intensa.
Clique na img para ampliar
Relativamente à situação ilustrada pelo gráfico anterior, devemos destacar o período compreendido (sensivelmente) entre 28 de Setembro e 22 de Outubro. Um olhar atento permite-nos verificar que o CMF continuou a crescer (os sinais de compra intensificaram-se) numa fase em que as ações foram transacionadas «sideways». Além disso, o indicador passou de (+0.1208) em 28 de Setembro para (+0.2377) em 22 de Outubro, ou seja, a pressão de compra quase aumentou para o dobro. Naturalmente, isto constitui uma forte indicação «bullish» que viria a ser responsável por uma forte valorização das ações – veja-se a alta dos títulos de 50 para 90 (valores aproximados).

Busca no Escola de Bolsa (digite a palavra chave do que procura) :

Twitter Facebook Delicious Digg Stumbleupon Favorites More