Busca no Escola de Bolsa (digite a palavra chave do que procura) :








Chaikin Money Flow (CMF) | Análise Técnica

Desenvolvido por Marc Chaikin, o CMF - Chaikin Money Flow é um indicador calculado a partir da análise diária da linha de acumulação/distribuição. Esta assenta na idéia de que a pressão exercida pelos sinais de compra e venda pode ser determinada através da comparação do valor de fechamento (Closing Location Value) face ao máximo e mínimo registrados no período em análise.

Assim, facilmente se conclui que existe pressão para comprar quando um determinado título encerra na parte superior do intervalo de valores observados. Pela mesma lógica, os sinais de venda manifestam-se com mais intensidade quando as acções encerram na parte inferior do referido intervalo. Note-se que o valor de acumulação/distribuição é obtido a partir da multiplicação do «Closing Location Value» pelo volume registrado em cada período.
Clique na img para ampliarcmf-grafico


Recorrendo ao gráfico acima representado, podemos determinar a relação entre os valores assumidos pela linha de acumulação/distribuição e o CMF. Mais concretamente, se dividirmos o total dos valores de acumulação/distribuição relativo aos 21 dias contidos na caixa púrpura (ver gráfico) pelo volume acumulado ao longo desses 21 dias, obteremos o valor do CMF. Naturalmente, a atualização diária do valor do indicador requer apenas a remoção do valor registrado no 1º dia e a inclusão do novo (e último) valor.
Note-se também que o número de períodos poderá ser alterado para melhor se ajustar à análise em curso. Assim, enquanto o CMF a 21 dias constitui uma boa forma de representar as pressões de compra e venda numa base mensal, a utilização de um período temporal mais alargado estará menos sujeita a variações ou, pelo contrário, um período temporal mais curto estará mais de acordo com uma análise semanal.
Uma vez feita esta abordagem inicial, podemos então concluir que o Chaikin Money Flow é «bullish» quando assume um valor positivo e «bearish» quando é negativo.

Confira também: 
Chaikin Money Flow (CMF) - Sinais de Acumulação

Busca no Escola de Bolsa (digite a palavra chave do que procura) :

Twitter Facebook Delicious Digg Stumbleupon Favorites More