Busca no Escola de Bolsa (digite a palavra chave do que procura) :








INFLAÇÃO - DESINFLAÇÃO - DEFLAÇÃO - ESTAGFLAÇÃO




INFLAÇÃO: subida generalizada dos preços, não de alguns bens ou serviços, mas da sua generalidade, independentemente da época do ano ou do tipo de bem ou serviço.
De que depende a inflação?
A inflação não depende de um factor específico, depende antes de inúmeros factores, dos quais podemos destacar o aumento da procura e o aumento dos custos de produção.
PROCURA - é a quantidade de bens e serviços que os consumidores estão dispostos a comprar a um determinado preço.
Aumento dos custos de produção:
Segundo a teoria da inflação pelos custos, a inflação é o resultado do aumento dos custos de produção provocada pelo aumento dos salários, preço das matérias-primas e outros encargos associados à actividade produtiva, os quais levam as empresas a repercutir as altas dos custos nos preços, de forma a manterem as margens de lucro.

DESINFLAÇÃO: desaceleração do ritmo de crescimento dos preços.

DEFLAÇÃO: é caracterizada por uma quebra geral dos preços dos bens e serviços, associada a uma restrição da procura, da produção e do emprego.

ESTAGFLAÇÃO: caracteriza uma fase da economia em que o abrandamento do crescimento económico, isto é, o menor crescimento do investimento, do consumo, da exportação e de produção, não originou um menor crescimento dos preços dos bens. A estagflação é acompanhada por um processo de inflação.
Consequências da subida generalizada dos preços dos bens:
- desvalorização da moeda
- perda do poder de compra
- etc

Fonte: Desconhecido (tinha no computador arquivado, sem autor)

Busca no Escola de Bolsa (digite a palavra chave do que procura) :

Twitter Facebook Delicious Digg Stumbleupon Favorites More