Busca no Escola de Bolsa (digite a palavra chave do que procura) :








Média Móvel | Análise Técnica

Média Móvel | Análise Técnica

A média móvel ( em inglês: MM - Moving Averange) é um dos indicadores de tendência mais antigos e mais utilizados na análise técnica.
Este indicador é na prática uma média das cotações dos últimos n dias.
Há basicamente cinco tipos de médias móveis:

  1. exponencial (a minha preferida),
  2. simples,
  3. triangular,
  4. variável ,
  5. pesada.
Estas médias móveis podem ser aplicadas sobre qualquer valor do título, desde o volume, passando pelo preço de fecho ou pelo valor de abertura.
(MME200 = média móvel exponencial de 200 dias) Ver gráfico:

Clique na imagem para ampliar


Qual a média móvel a utilizar?
Essa resposta depende basicamente do tipo de peso que se pretende dar às cotações. No caso de uma média móvel simples, todas as cotações do título têm o mesmo peso ao longo do tempo. No caso da triangular, é dado mais peso às cotações que estão a meio do período de análise. No caso da exponencial é dado mais peso às cotações mais recentes. Por norma, é utilizada a média móvel exponencial que produz melhores resultados na maior parte das situações.

Como fazer o cálculo:
Para o cálculo de uma média móvel simples de 25 dias basta somar as cotações do título dos últimos 25 dias e dividir por 25. Para traçar o gráfico tem-se que executar este procedimento para cada um dos dias do gráfico a visualizar. Obviamente que para obter a média móvel de n dias para um determinado dia terá que haver obrigatoriamente cotações nos n dias anteriores. E isso pode nem sempre acontecer como no caso de entrada e bolsa de um novo título.

Para traçar o gráfico tem-se que executar este procedimento para cada um dos dias do gráfico a visualizar. Obviamente que para obter a média móvel de n dias para um determinado dia terá que haver obrigatoriamente cotações nos n dias anteriores. E isso pode nem sempre acontecer como no caso de entrada em Bolsa de um novo título.

Outra questão pertinente no cálculo de uma média móvel exponencial é a determinação do número de dias a se utilizar no respectivo cálculo. Essa questão prende-se única e exclusivamente ao tipo de análise pretendida. Para isso analise-se a seguinte tabela:

Tendência N dias
Muito curto-prazo 5 a 13 dias
Curto-prazo 14 a 25 dias
Médio-prazo 50 a 100 dias
Longo-prazo 100 a 200 dias

-Para fazer análises de médio-prazo geralmente utiliza-se a média móvel de 50 dias enquanto que para análises de longo prazo utiliza-se a média móvel de 200 dias. Tanto o valor 50 quanto o valor 200 (39 semanas) são valores empíricos que resultam da experiência acumulada que prova que produzem melhores resultados.

Como é que se interpreta este indicador?
Tipicamente numa análise de médio-prazo traça-se o gráfico das cotações juntamente com o gráfico da média móvel exponencial de 50 dias.
Sempre que a MME cruze a linha de cotações para um valor superior é dado um alerta ou sinal de compra.
Sempre que a MME cruze a linha de cotações para um valor inferior está dado um sinal de venda.

Este indicador tem uma reacção mais lenta que os outros indicadores.
Assim a recomendação quer de compra ou venda pode ser tardia.

 

Busca no Escola de Bolsa (digite a palavra chave do que procura) :

Twitter Facebook Delicious Digg Stumbleupon Favorites More