Os dividendos de uma empresa são partes dos lucros que as empresas distribuem pelos seus accionistas. Para se saber qual a percentagem que cabe a uma ação recorre-se ao rácio fundamental chamado Dividend Yield.
O Dividend Yield mostra a percentagem de dividendo que cabe a cada acção.
Fórmula para se calcular o Dividend Yield (DY):
DY = Dividendo / Preço ou cotação da acção
( Divisão do valor do dividendo pela cotação da acção)
Ex: A empresa ALPHA vai distribuir um dividendo de 0,10 e a cotação da ação é de 10€/$.
DY = 0,10/10 = 0,01 ou seja 1%
O DY é de 1%
Notas:
Deve-se comparar O DY entre empresas do mesmo sector de actividade e dentro dos mesmos espaços temporais (anual, semestre, trimestral).
Um elevado DY indica (não é uma certeza absoluta) uma empresa SUBVALORIZADA. Um baixo DY indica uma empresa sobrevalorizada.
Dica: Olhar para o DY do mercado (mercado no seu todo) é algo a ter em conta, aqui se o DY do mercado for baixo, existe uma grande probabilidade do mercado subir. Caso seja alto indica o inverso.
Dica2: É sabido que os Mercados Financeiros competem uns com os outros, aconselho a comparar o DY dos activos com o Yeld da Obrigações.
A título de curiosidade, fique a saber que estatisticamente quando existe um spread*, a favor das obrigações, SUPERIOR a 5% tal é mau para as acções (deve reter tal em mente pois pode vir a ser-lhe útil lembrar-se desta curiosidade).
*Spread entre DY dos activos e Yield das obrigações.