Busca no Escola de Bolsa (digite a palavra chave do que procura) :








Análise Técnica (parte 2)

(...continuação)
Vejamos os elementos básicos da análise:
Tendência:
O objetivo primário é identificar a tendência de evolução da cotação.
Numa linguagem mais simples, o objetivo é verificar se o título se encontra numa evolução de queda (bearish) ou numa evolução de alta (bullish).
( fig. abaixo):
Suporte:
Áreas de congestão abaixo da cotação presente de um título
são áreas que podem marcar níveis de suporte para a cotação do título. Caso essa linha seja rompida, poderemos entrar numa zona bearish.


Linha de Resistência:
Áreas de congestão acima da cotação de um título definem níveis de resistência. Se a cotação romper essa linha de resistência podemos entrar numa zona bullish.

Momento:
O momento de uma empresa é geralmente calculado com base em osciladores
como o MACD
Pressão vendedora/compradora: para identificar se a pressão está do lado dos Bulls (Compradores) ou dos Bears (vendedores), o analista técnico socorre-se da análise do volume associado ao título.
Tal como a análise fundamental, a análise técnica encerra vantagens e desvantagens. A maior vantagem é que o analista técnico só se concentra na cotação do título. Ora se a maior preocupação é prever a evolução futura da cotação, faz todo o sentido analisar a cotação histórica. Outra vantagem prende-se com a identificação de linhas de suporte e resistência que definem limites potenciais da evolução da cotação da empresa. Finalmente, a análise técnica é ótima para decidir o momento de entrada no mercado.

A maior desvantagem da análise 100% técnica é que é esquecida por completo a análise fundamental. As cotações, além de serem influenciadas pela sua evolução passada, são igualmente afetadas pela envolvente de mercado em que se posicionam.
Outra desvantagem é que a análise técnica geralmente não antecipa as inversões de tendência antes que elas ocorram. De fato, só após a tendência se ter começado a desenhar é que é geralmente detectada.

Busca no Escola de Bolsa (digite a palavra chave do que procura) :

Twitter Facebook Delicious Digg Stumbleupon Favorites More