Busca no Escola de Bolsa (digite a palavra chave do que procura) :








Análise Técnica


A Análise Técnica é a análise do histórico das cotações tendo em vista prever as evoluções futuras das cotações de um título.
A Análise Técnica tem diversas premissas que passamos a analisar:

a) A cotação de um título desconta tudo:
Charles Dow é considerado o pai da Análise Técnica. Por essa razão, muitas das teorias da análise técnica assentam-se na teoria de Dow. Talvez a mais importante seja a de que o mercado desconta tudo. Na prática, um analista técnico crê que a cotação presente de um título reflete toda a informação que se conhece acerca do mesmo.

b) As variações das cotações não são aleatórias:
A maior parte dos analistas técnicos crê que as cotações evoluem segundo tendências.
No entanto,
os analistas técnicos também concordam que podem existir períodos de tempo em que as cotações podem não seguir qualquer tendência definida.
A preocupação do analista é identificar corretamente a tendência de forma a investir corretamente.

c) O analista preocupa-se com «QUANTO?» e não com o «PORQUÊ?»:
O analista técnico não estuda a envolvente fundamental de uma empresa, mas sim o histórico das cotações e da tendência das mesmas. A sua preocupação não é saber porque é que as cotações subiram, mas sim identificar a alta antes que esta ocorra.

A análise técnica parte de uma perspectiva generalista até chegar à análise da empresa. Assim, o analista deve iniciar o seu estudo pelo sector de mercado em que a empresa se insere para depois estudar a empresa propriamente dita. A análise deve partir da análise de longo prazo para depois analisar a evolução de curto prazo quer do setor de atividade quer da empresa propriamente dita.
O analista tem basicamente uma ferramenta de análise que são os gráficos quer das cotações históricas quer de indicadores matemáticos calculados com base nos históricos de cotações.
(continua, ver parte 2)

Busca no Escola de Bolsa (digite a palavra chave do que procura) :

Twitter Facebook Delicious Digg Stumbleupon Favorites More