Duplo Topo | Análise Técnica
O duplo topo é um padrão gráfico tipicamente formado por 2 máximos (A e B) intercalados por um mínimo (C) seguídos do rompimento da linha de suporte (D), ver gráfico.
Geralmente, este padrão gráfico marca a transição da passagem de um período bullish (alta) para um período bearish (baixa ou queda).
Confira o gráfico:
Clique na imagem para ampliar
Em termos de elementos que compõem este gráfico padrão temos o seguinte:
Tendência: este padrão gráfico é um padrão de inversão de tendência pelo que deverá existir uma tendência prévia que deverá ser invertida.
No caso do gráfico acima descrito, existia uma tendência de alta antes de se começar a formar o topo duplo.
Primeiro máximo (A): esta formação é reconhecida pela existência de dois máximos relativos. Em particular, o primeiro máximo é a cotação mais elevada do período bullish.
Segundo máximo (B): o segundo máximo deverá ter uma cotação semelhante à do primeiro ainda que se admita que haja uma ligeira diferença
Queda após o segundo máximo: após o segundo máximo assiste-se a uma queda da cotação do título que é reforçada por um aumento do volume. Nessa situação, a quebra da linha de suporte deverá estar eminente (D) com os bears a exercerem uma pressão vendedora que os bulls não conseguem anular.
É usual que ocorra um ou dois gaps.
Linha de suporte torna-se linha de resistência: após o rompimento da linha de suporte (D) é usual que a mesma se torne na linha de resistência.
Um analista, para avaliar correctamente esta formação deverá ter em mente os seguintes pontos:
a) Os picos devem estar separados por cerca de um mês. Se forem muito próximos podem apenas ser parte de uma linha de resistência
b) O valor mínimo (C) entre os dois máximos deve ter uma cotação pelo menos 10% inferior ao valor dos picos. Caso isso não ocorra, a pressão vendedora poderá não estar a aumentar por forma a que ocorra o rompimento do suporte.
c) Distinguir os falsos ponto de fugas do ponto de fuga verdadeiro: poderá acontecer um primeiro rompimento da linha de suporte sem que isso signifique que se deu uma inversão de tendência na cotação do título. De fato, poderá surgir um rally que provoque o retorno da cotação acima da linha de suporte. Um verdadeiro ponto de fuga deverá ser confirmado por um aumento de volume e uma sequência de sessões bearish para que se confirme realmente o ponto de fuga negativo e a entrada num período bearish.
No próximo artigo vamos falar do Triplo Topo.