Busca no Escola de Bolsa (digite a palavra chave do que procura) :








RSI ou IFR - Índice de Força Relativa | Análise Técnica

ifr-indice-forca-relativa-analise-tecnica
O RSI (Relative Strength Index) ou IFR (Índice de Força Relativa) é um oscilador que foi criado por Welles Wilder em 1978.
O RSI é muito popular entre os analistas técnicos devido aos seus bons resultados.
Em termos de cálculo, a fórmula é bastante simples ainda que a sua interpretação possa ser um pouco mais complicada:
IFR ou RSI = 100 - (100/(1+U/D))
U = média das cotações dos últimos N dias em que a cotação subiu
D =
média das cotações dos últimos N dias em que a cotação desceu
O criador deste indicador recomendou o cálculo de um IFR de 14 dias, mas
é habitual calcular um IFR de 9 ou 25 dias.

Se por exemplo quisermos calcular um IFR de 14 dias teremos de seguir os seguintes passos:
a. Somar todas as cotações dos últimos 14 dias em que houve subida da cotação. Dividir o valor obtido por 14. Está obtido o U
b. Somar todas as cotações dos últimos 14 dias em que houve descida da cotação. Dividir o valor obtido por 14. Está obtido o D
c. Aplique a fórmula acima indicada e obteve o valor do IFR para uma determinada data
d. Repita os passos a, b e c para um número suficiente de datas até poder ter um gráfico com um número suficiente de pontos.
e. Trace e analise o gráfico

O valor do IFR pode variar entre 0 e 100.
- Sempre que o seu valor esteja acima de 70, o IFR entrou na região de
Sobre-comprado (overbought).
- Sempre que caia abaixo dos 30 pontos, caiu na região de sobre-vendido (oversold).

Nota: alguns traders preferem definir a região de sobre-comprado acima dos 80 e a região de sobre-vendido abaixo dos 20 pelos melhores resultados que daí poderão advir.

Caberá a cada analista definir esses pontos em função dos resultados obtidos. Esses valores serão ajustados título a título, novamente em função dos resultados obtidos.

Há basicamente 3 análises que se pode retirar da observação gráfica do IFR:
1. Uma das interpretações mais simplistas que se pode retirar de um gráfico do IFR é o que concerne à saída de uma região de sobrevendido/sobrecomprado.
- Sempre que o IFR caia abaixo dos 70 pontos depois de ter estado na região de Sobrecomprado, é gerado um sinal de venda do título.

- Sempre que o IFR sai de uma região de sobrevendido, isto é, seu valor passa a estar acima dos 30 é dada uma indicação de compra do título.
O gráfico abaixo exemplifica exatamente essa situação. A meio de Agosto de 1999 é dado um sinal de compra de Sonae SGPS enquanto que em Setembro é dado um sinal de venda. Outro aspecto importante é que esta interpretação não pode ser dogmática e deve ser "comprovada" por outros indicadores. Repare que no final de Novembro é dado um sinal de venda que poderia ter induzido erro ao analista já que a cotação continuou a subir até Março.
Confira o gráfico:

Clique na imagem para ampliar
analise-tecnica-rsi-ifr 
2. Outra interpretação gráfica que se pode retirar do IFR são as divergências.
É neste ponto que talvez se encontre a maior virtude deste oscilador. Sempre que a cotação atinja novos máximos e o gráfico do IFR esteja a cair, é provável que a cotação do título corrija através da queda. Raciocínio análogo pode ser feito para os mínimos. Sempre que a cotação teste novos mínimos e o gráfico do IFR não acompanhe, é muito provável que a cotação do título suba.

3. Suportes e resistências: o gráfico do IFR é também excelente para traçar linhas de resistência/suporte/tendência da mesma forma que são traçadas num gráfico de cotações.

Busca no Escola de Bolsa (digite a palavra chave do que procura) :

Twitter Facebook Delicious Digg Stumbleupon Favorites More