Busca no Escola de Bolsa (digite a palavra chave do que procura) :








Rectângulo = movimento lateral | Análise Técnica

 Rectângulo - Padrão gráfico que indica movimento lateral
| Análise Técnica |

As formações tipo "rectângulo" são padrões facilmente identificáveis pelo facto de as cotações estarem limitadas por duas linhas horizontais paralelas que unem os máximos (linha de resistência) e mínimos (linha de suporte) das cotações num dado período de tempo.
A área formada pelo rectângulo é conhecida como uma zona de consolidação ou congestão.

Confira o gráfico:

Clique na imagem para ampliar

Em termos descritivos um padrão do tipo rectângulo pode ser descrito pelos seguintes elementos:

Tendência: este tipo de padrão não define uma tendência quer de alta ou baixa porque é um padrão neutro. A tendência já deverá existir antes que o padrão ocorra para que estejamos na continuação de uma tendência. Por exemplo, no gráfico acima representado, a tendência é de baixa sendo possível identificar dois retângulos que definem dois momentos de consolidação antes que a cotação continue a cair.

4 pontos: para definirmos o rectângulo é necessário que existam 2 máximos e dois mínimos que não terão que ter valores iguais mas pelo menos aproximados.


Volume: não há um padrão do comportamento gráfico do volume associado a este tipo de gráfico .
Duração: os rectângulos podem demorar desde algumas semanas até a alguns meses.

Direcção do Ponto de fuga: tal como com o padrão do gráfico com um triângulo simétrico, o padrão dos rectângulos é um padrão neutro em que não é possível saber qual a tendência de evolução da cotação. Só após o rompimento da linha de resistência ou da linha de suporte é que é possível determinar a tendência.
No caso do gráfico, existem dois pontos de ponto de fuga (B1 e B2) em que a tendência é de queda.
Confirmação do ponto de fuga: tipicamente, caso a cotação suba 3% acima da linha de resistência ou desça 3% abaixo da linha de suporte, poderemos estar perante a ocorrência de um ponto de fuga.
Se o volume aumentar durante o rompimento, a confirmação será ainda mais forte.
Os rectângulos são um exemplo acabado da luta entre bulls (compradores) e os bears (vendedores).
Sempre que a cotação se aproxima da linha de suporte, os bulls aumentam a pressão compradora provocando o aumento das cotações. Sempre que as cotações se aproximam da linha de resistência, os bears entram no mercado forçando a pressão vendedora.





Busca no Escola de Bolsa (digite a palavra chave do que procura) :

Twitter Facebook Delicious Digg Stumbleupon Favorites More