Triplo Topo | Análise Técnica
Triplo Topo | Análise Técnica:
Este tipo de formação, triplo topo, é uma formação tipicamente formada por três máximos seguídos do rompimento da linha de suporte.
Em termos de elementos que compõem o gráfico temos os seguintes:
Tendência:
- este padrão gráfico é um padrão de inversão de tendência pelo que deverá existir uma tendência prévia (linha a azul) que deverá ser invertida.
No caso do gráfico acima descrito, existia uma tendência de alta antes de se começar a formar o topo triplo.
Três máximos:
- esta formação é reconhecida pela existência de três máximos relativos (pontos A, B e C) que deverão ser aproximadamente iguais. Note-se que no gráfico, o terceiro pico (ponto C) é ligeiramente menor que os outros dois picos (pontos A e B).
Volume:
- à medida que a formação topo triplo se desenvolve, o volume geralmente decai (linha azul no gráfico do volume). É usual que ao aproximar-se de cada máximo, o volume aumente ligeiramente. Após o terceiro pico e com a quebra do suporte é usual que o volume aumente bastante reforçando a credibilidade do rompimento
Linha de suporte:
- neste tipo de gráfico existe uma linha de suporte (linha vermelho) que deverá ser rompida após o terceiro pico. É normal que após o ponto de fuga, a linha de suporte se torne na linha de resistência.
Preço algo:
- para se determinar o preço algo após o rompimento da linha de suporte, subtrai-se à cotação da linha de suporte a sua diferença para os máximos do topo triplo.
No caso do gráfico em questão, o novo preço algo é (55-(64-55)) = 46 €.