Busca no Escola de Bolsa (digite a palavra chave do que procura) :








StochRSI (parte 2 | Exemplo gráfico) | Análise Técnica

Eemplo Gráfico - StochRSI

grafico-stochrsiClique na imagem se desejar ampliar

No exemplo acima, a acção fez um pico em Junho de 1999 e entrou posteriormente num claro "downtrend".
Neste caso o StochRSI seria o indicador mais apropriado para tomar decisões de venda.
Cada vez que o StochRSI sobe acima de 0.80, uma situação "overbought" ocorreria.
Quando um indicador desce do seu nível "overbought" (cai para baixo de 0.80), um sinal de venda seria dado.


Entre Março e Junho, o indicador sinalizou 4 sinais de venda; cerca de um por mês. O sinal de venda de Julho não foi reconhecido porque houve uma possível mudança na tendência. À medida que o título foi fazendo novos mínimos, o "downtrend" permaneceu intacto. Um mínimo maior no fim de Junho foi seguído por um máximo maior em Julho o que questionou a força e a validade do "downtrend". Quando o máximo maior tomou lugar, o sinal do StochRSI poderia requerer ajustamentos para protecção contra inversões.


Tentar comprar o título em altas acima de níveis "oversold" provaria ser uma estratégia errada. Houve retrocessos em Março e Maio que resultariam em algumas más compras. Esta instabilidade na zona por volta de 0.20 poderia ter levado à indicação de sinais de encerramento de posições curtas de forma prematura. Quando uma acção está em tendência de queda, é, por vezes, prudente subir o nível do sinal de forma a obter sinais de compra (ou encerramento de posições curtas) mais fiáveis. Neste caso, um "trader" poderia ter considerado que o sinal de compra (ou fecho de posição) apenas se daria caso o StochRSI subisse acima de 0.50. Este procedimento eliminaria os falsos sinais de Março e Maio.

Conclusão:

É importante lembrar que o StochRSI é um indicador de outro indicador.
A sua função é prever novos extremos no RSI antes mesmo desse indicador atingir esses valores. Como é um indicador de outro indicador é ainda mais afastado do preço e, portanto, muito sensível, sendo por isso propenso a falsos sinais, especialmente se for utilizado incorrectamente.
Tal como noutros indicadores, o StochRSI deveria ser usado conjuntamente com outros indicadores.

Busca no Escola de Bolsa (digite a palavra chave do que procura) :

Twitter Facebook Delicious Digg Stumbleupon Favorites More