Busca no Escola de Bolsa (digite a palavra chave do que procura) :








Contrarian Investment Strategy (Regras de 1 a 20 do Pensamento Contrário)

Vou aqui apresentar 41 regras, em português, retiradas do livro: "Contrarian Investment Strategy" de David N. Dreman. 
A 1ª parte (este artigo) terá as primeiras 20 regras e a 2ª parte as restantes regras de trading.

Alguns investidores optam pelo sentimento contrário ou pensamento contrário (se preferir). 

Tal tipo de visão pode ser muito benéfica pois permite-nos racionalizar visualizando os 2 lados do investimento evitando assim a tendência humana de olhar só para o lado bull (lado em que o investidor espera que activos valorizem).

Regras do n°1 ao n° 20 do
"Contrarian Investment Strategy" :

Regra N.º 1
Não utilize o “Market Timing” ou análise técnica - Estas técnicas apenas lhe custarão dinheiro.
Regra N.º 2
Respeite a dificuldade de trabalhar com uma grande massa de informações. Muito poucos de nós podem utiliza-las com proveito. Uma grande quantidade de informações não se transformam em uma grande quantidade de lucro.
Regra N.º 3
Não invista baseado em correlações. Todas as correlações do mercado, sejam elas reais ou ilusórias, se modificarão e brevemente desaparecerão.
Regra N.º 4
Empregue as estratégias de investimento com cuidado . Nossas limitações no processamento de informações complexas impedem a sua correta utilização.
Regra N.º 5
Não existem indústrias complemente previsíveis em que se possa confiar nas estimativas dos analistas. Acreditar piamente em previsões poderá coloca-lo em apuros.
Regra N.º 6
As previsões de lucro dos analistas são optimistas demais. Dê sempre um bom desconto no lucro que eles estimam.
Regra N.º 7
As avaliações dos lucros futuros, efectuados por analistas, são normalmente baseadas em um nível de precisão impossível de se conseguir. Evite métodos que dependam desse nível de precisão de dados.
Regra N.º 8
É impossível, em uma economia tão dinâmica sofrendo influências políticas, económicas, industriais e da concorrência, empregar o passado para prever o futuro.
Regra N.º 9
Seja realista ao estimar o lado negro de um investimento, reconhecendo nossas tendências de sermos super-optimistas e super-confiantes. Espere que o ruim, seja ainda pior.
Regra N.º 10
Tire vantagem da grande probabilidade de erro de resultados estimados por analistas investindo em papéis fora-de-moda.
Regra N.º 11
Surpresas negativas e positivas afectam as “melhores” e “piores” acções de maneiras contrárias.
Regra N.º 12
(A) As surpresas (em resultados), de uma forma geral, melhoram o desempenho de acções “fora-de-moda”, enquanto diminuem a das acções “favoritas”.
(B) Surpresas positivas resultam em maior apreciação das acções “fora-de-moda” enquanto acarretam um efeito mínimo nas “favoritas”.
(C) Surpresas negativas ocasionam uma maior queda no preço das acções favoritas, e possuem quase nenhum efeito sobre as acções “fora-de-moda”.
(D) O efeito “surpresa de resultados” permanece ainda por um período considerável.
Regra N.º 13
As acções “favoritas” tem performance inferior ao Mercado, enquanto que, as acções “fora-de-moda” tem performance superior. Só que essa apreciação ocorre muito vagarosamente, quase que “glacialmente”.
Regra N.º 14
Compre companhias sólidas, temporariamente “fora-de-moda”
no Mercado, quando apresentando: baixo Preço/Lucro por acção (PER), baixo P/CF (Price to Cash-Flow), baixo P/PL, e com altos “Dividend Yelds”.
Regra N.º 15
Não especule em acções com preço alto visando conseguir um retorno acima do Mercado. As acções “Blue Chips” que viúvas e órfãos tradicionalmente escolhem são igualmente valiosas para o investidor agressivo.
Regra N.º 16
Evite transacções desnecessárias. Os custos dessas transacções podem diminuir muito o seu ganho no passar dos anos. A estratégia de investir em acções de baixo P/L vem obtendo resultados superiores ao Mercado por longos períodos e são uma forma excelente de reduzir os custos decorrentes de um número elevado de transacções.
Regra N.º 17
Compre apenas acções contrárias devido aos seus resultados superiores.
Regra N.º 18
Invista igualmente em 20 a 30 acções, diversificadas entre 15 ou mais grupos industriais (se seu Património for suficiente).
Regra N.º 19
Compre companhias de médio e grande porte listadas no “New York Exchange”, ou companhias grandes da “Nasdaq” e “American Stock Exchange”.
Regra N.º 20
Compre as acções mais baratas dentro de um Grupo Industrial, escolhidas pelas quatro estratégias contrárias (baixo P/L, baixo P/CF (Price Cash-Flow), baixo P/PL, e com altos “Dividend Yelds”), não se importando quão alto ou baixo estejam o preço geral daquele determinado grupo.



Posts interessantes, relacionados:

25 regras de investimento de James Cramer

50 regras para operar na bolsa

Busca no Escola de Bolsa (digite a palavra chave do que procura) :

Twitter Facebook Delicious Digg Stumbleupon Favorites More