Busca no Escola de Bolsa (digite a palavra chave do que procura) :








10 Dicas para Investir em Ações de bolsa

Conheça alguns procedimentos básicos apontados pelo consultor financeiro Gustavo Cerbasi para se investir em ações. Estes procedimentos (estas dicas) ajudam a descobrir os melhores ativos para que você possa investir e ter lucros avultados no futuro.

As 10 dicas para Investir em Ações são:

1- Avalie corretamente o valor da companhia.
Nos Estados Unidos, o patrimônio líquido divulgado no balanço financeiro é suficiente para que o investidor saiba quanto vale a companhia. A legislação americana permite que os ativos reais (como o maquinário) sejam calculados com valores atualizados. No Brasil, desde 1995, a correção do custo dos ativos é proibida. As companhias driblam a restrição publicando notas explicativas com os dados relativos aos prazos.

2- Compare o desempenho dos competidores.
Estude a rentabilidade de todos os concorrentes. Se a empresa escolhida se destacou das outras do mesmo setor, é bom sinal. A TAM, no começo de 2002, comemorou, em vez de lamentar, um prejuízo de 5% sobre o patrimônio. As demais companhias aéreas registravam prejuízos da ordem de 30%.

3- Analise a evolução do setor.
Não é possível isolar o desempenho de uma empresa quando todo o setor vai mal. É o caso das companhias energéticas. Em todas elas a receita ficou abaixo do esperado devido à renegociação dos contratos impostos pelo Governo.

4- Reconheça os sinais de alerta.
O principal indicador da saúde corporativa é a rentabilidade sobre o patrimônio líquido. O investidor precisa ficar atento se, durante vários períodos seguidos, esse índice estiver abaixo da valorização obtida com uma aplicação mais conservadora, como os fundos referenciados no CDI.

5- Calcule a dependência de fatores externos.
Informe-se sobre dados como o vaivém da indústria ao longo do ano. Setores como o de agronegócios e têxtil e também aqueles fortemente ligados à exportação estão mais expostos a este tipo de risco.

6- Esteja atento a nós societários.
O banco Itaú, que faz parte da holding Itausa, tem investimentos independentes em outras empresas. Uma delas é a Itautec, na qual o banco é sócio da própria Itausa. Ou seja, quando a Itautec vai bem, a holding está ganhando duas vezes. Essas informações aparecem nos balanços.

7- Pesquise pontos fracos no longo prazo.
Dívidas em dólar ou atreladas a índices de risco (como inflação) precisam ter sua estratégia de liquidação no balanço. A Natura, que abriu capital em maio, tinha parte da dívida vinculada ao câmbio. Para tranqüilizar os investidores, divulgou um recurso que a pôs no bom caminho: fez operações de “hedge” (proteção) para evitar dificuldades em caso de alta da moeda.

8- Examine o time executivo.
A contratação de um executivo renomado é sempre resultado de novos projetos. A expectativa do mercado afeta as ações, mas o impacto tende a diminuir com o tempo.

9- Conheça a estratégia de sobrevivência corporativa.
Operações de aumento de capital ou aporte só se justificam se apóiam planos de expansão ou crescimento. Redobre a vigilância se o capital for usado para pagamento de dívidas ou juros.

10- Previna-se contra maquiagens financeiras.
Até mesmo balanços auditados por companhias respeitadas podem esconder golpes. O caso da italiana Parmalat é um dos melhores exemplos de como é difícil descobrir esse tipo de truque.


Veja também:

21 Dicas de investimento de Jesse Livermore

25 regras de investimento de James Cramer

50 regras para operar na bolsa

Contrarian Investment Strategy ( Regras de 1 a 20)

Contrarian Investment Strategy ( Regras de 21 a 41)

Na bolsa não existem milagres nem gurus

Busca no Escola de Bolsa (digite a palavra chave do que procura) :

Twitter Facebook Delicious Digg Stumbleupon Favorites More